sábado, 31 de março de 2012

XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica



ATIVIDADE PRÁTICA 1 – NOTURNA

Objetivo: Localizar: 1) Constelação de Órion, 2) as “Três Marias”, 3) Rigel, 4) Betelgeuse, 5) Aldebaran, 6) Vênus, 7) Canopus e 8) Sirius.

As constelações são agrupamentos aparentes de estrelas. Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação. As constelações nos ajudam a separar o céu em porções menores. Uma constelação fácil de enxergar é Órion,  mostrada na figura abaixo.



                      CONSTELAÇÃO DE ÓRION
 Podemos observar que essa constelação tem a forma de um trapézio formado por quatro estrelas mais brilhantes: Betelgeuse, Rigel, Bellatrix, Saiph e é fácil de ser enxergada pois dentre as estrelas que a compõem destacamos as Três Marias com os seguintes nomes: Mintaka, Alnilam e Alnitak, essas estrelas se localizam no centro da constelação de Órion.  Assim para identificar a Constelação de Órion devemos localizar inicialmente três estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas, as Três Marias.   


Vista do Céu  (identifique a constelação de Órion)
Para observar Aldebaran, Vênus, Canopus e Sirius siga uma reta imaginária que passa sobre as Três Marias e ela passará por uma lado sobre Sirius e do outro sobre Aldebaram e Vênus. 
Vamos tentar observar a partir de hoje? (Se não chover é claro). 

LEMBRETE: Na segunda-feira (02/04/) apartir das 19h00min estaremos na escola para realizarmos essa prática juntos. Mas podem começar a observação, na segunda vou querer saber se alguém conseguiu ver, ok?


Clicia Ramos Bittencourt

sábado, 17 de março de 2012

Organizando a caixa entomológica do IEMMa (PARTE 1)



Hoje tivemos no laboratório do IEMMa a 1º equipe do 7º. As alunas Thayane, Nonata, Millena e Maria Eduarda.

Elas foram as primeiras a realizar a seguinte tarefa: ORGANIZAR A CAIXA ENTOMOLÓGICA DO IEMMa. E olha só o que elas descobriram:

1. TODOS OS INSETOS SÃO CLASSIFICADOS DA SEGUINTE MANEIRA:
FILO: ANIMAL
REINO: ARTHROPODA 
CLASSE: INSECTA

2. TAMBÉM PERCEBERAM QUE OS INSETOS DA CAIXA ERAM CLASSIFICADOS EM ORDENS, FAMÍLIAS, GÊNEROS E, É CLARO, ESPÉCIES DIFERENTES.

3. COMEÇAMOS A PESQUISAR NA INTERNET A ORDEM, A FAMÍLIA, O GÊNERO E A ESPÉCIE DA SEGUINTE BORBOLETA:

4. E CHEGAMOS A ESSA CLASSIFICAÇÃO:

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Nymphalidae
Gênero: Opsiphanes
Nome científico:Opsiphanes bassus

5. E O PRÓXIMO INSETO FOI O BICHO-PAU
 
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem:Phasmida.
Família: Bacillidae
Gênero: Clonopsis
 Nome CientíficoClonopsis gallica

 
Parabéns meninas, ótimo trabalho!

Próximo sábado outra equipe dára continuidade...

Prof. Clicia Ramos Bittencourt


sexta-feira, 16 de março de 2012

Para os alunos do 7º ano do IEMMa

                                                      PROVA DO 7º ANO
                                                   Realizada dia 02/03/2012

1.    A célula representa a menor porção da matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Os principais tipos celulares são os que podemos observar nas figuras abaixo. Observe atentamente e depois coloque nos parênteses V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
                         FIGURA 1                                                               FIGURA 2

 
FIGURA 3


( V ) A figura 1 representa uma célula animal e possui núcleo definido.
( F ) A figura 2 representa uma célula procarionte.
( F ) A figura 3 representa uma célula bacteriana, portanto, eucarionte.
( V ) A figura 2 representa uma célula vegetal
( V )As figuras 1 e 2 representam células eucariontes
( V ) A figura 3 representa uma célula procarionte
( F ) As figuras 1 e 2 representam células procariontes pois não possuem núcleo definido
( V ) A figura 3 ilustra uma célula procarionte pois não possui núcleo definido.
( V ) As células da figura 1 e 2 possuem carioteca e a 3 não possui.
2. Observe as figuras da questão anterior e explique quais as principais diferenças entre uma célula animal, uma vegetal e uma célula bacteriana.  
Essas células se diferenciam no tamanho, formato e constituição. A célula animal é eucarionte, a vegetal também é eucarionte, além disso, possui uma organela exclusiva, os clorosplastos responsáveis pelo processo de fotossíntese da planta. As células bacterianas são procariontes, ou seja, não possuem núcleo definido (ausência de carioteca).
3. sculo contém: as células musculares, células capazes de se contrair; vasos sanguíneos, que leva alimento e oxigênio para as células; nervos, que dão o sinal para a contração do músculo; e um tecido chamado de tecido conjuntivo, que contém gordura, proteínas e vários tipos de células. Com base nessas informações, responda: O músculo é um tecido, um órgão ou um sistema? Justifique sua resposta. Um órgão uma vez que é composto por células e tecidos.
4. Em relação às formas de reprodução explique a diferença entre a reprodução sexuada e a assexuada e dê um exemplo de organismo que realize cada uma delas. A reprodução sexuada envolve a participação dos gametas (feminino e masculino). Exemplo: Animais e plantas...
Na reprodução assexuada um único ser se divide dando origem a seus descendentes. Exemplo: Bactérias, protistas...]

5. Complete corretamente as sentenças abaixo com os termos: “fotossíntese; respiração celular; clorofila; açúcar; autótrofa; heterótrofa”:
a)      As plantas possuem um tipo especial de nutrição, chamada de nutrição autótrofa. Elas produzem o açucar utilizando gás carbônico, água e a luz solar absorvida pela clorofila, a este fenômeno damos o nome de fotossíntese.
b)      Já os animais apresentam uma nutrição heterótrofa e conseguem retirar energia dos alimentos por meio da respiração celular.
6. Um grão de areia levado pelo vento está em movimento. É característica dos seres vivos a capacidade de movimentação. Mas, embora um grão de areia possa se deslocar, ele não é um ser vivo.  Por quê?  Um grão de areia não possui células, não se reproduz, não reage a estímulo...

7. Os seres vivos se diferenciam da matéria não viva principalmente pela presença de células. No entanto, possuem diferença também na quantidade dessas células, função, forma de nutrição dentre outras características. Sabendo disso, relacione as colunas:  
( a ) autótrofo             ( f ) possui membrana nuclear
( b ) fotossíntese        ( g ) possui mais de uma célula
(c) heterótrofo         ( h ) capacidade de reagir a estímulos
( d ) Procarionte         ( b ) processo de produção de alimentos
( e ) unicelular            ( c ) se alimentam de outros seres
( f ) eucarionte           ( d ) o material genético não está em um núcleo
( g ) pluricelular         ( ) e
tapas do desenvolvimento de um ser vivo
( h ) excitabilidade/irritabilidade   ( a) seres que produzem seu alimento
( i ) ciclo vital             ( e ) possui apenas uma célula
 8. Uma das hipóteses sobre a origem da vida na Terra presume que a forma mais primitiva de vida se desenvolveu lentamente, a partir de substância inanimada, em um ambiente complexo,originando um ser extremamente simples, incapaz de fabricar seu alimento. Esta hipótese é modernamente conhecida como:
a)      Geração espontânea      b) heterotrófica
c) autotrófica                          d) epigênese
e) pangênese
RESPOSTA. Letra a.
9. Em uma experiência, Francisco Redi colocou em oito frascos de vidro um pedaço de carne. Quatro vidros tiveram sua abertura recoberta por um pedaço de gaze. Após alguns dias, apareceram larvas de moscas nos vidros que não continham a gaze recobrindo a abertura do frasco. Nos frascos protegidos com gaze, elas não apareceram. Essa experiência ilustra o princípio da:
a)      Teoria Celular.                 d) Sucessão ecológica
b)      Biogênese                         e)  higiene.
c)      heterotrofia 
RESPOSTA: Letra b.
10. Sobre Mutação, Evolução e Seleção Natural, marque as alternativas verdadeiras:
a)      As mutações aparecem apenas em reprodução sexuada;
b)      As mutações são alterações que ocorrem no material genético;
c)      Indivíduos mais adaptados têm mais chance de sobreviver;
d)      A adaptação é uma característica que facilita a sobrevivência das espécies;
RESPOSTA. Letras b, c, d


E quem tirou 10? Thayane, Nonata, Maria Eduarda

PARABÉNS!

Prof. Clicia Ramos Bittencourt

 

quinta-feira, 15 de março de 2012

Para os alunos do 6º ano do IEMMa



PROVA DO 6º ANO COMENTADA!
(Realizada dia 02/03/2012)
1ª QUESTÃO: (VALE 1,0)
No ecossistema a seguir esquematizado, estão representados, de 1 a 8, os componentes de uma comunidade biótica. Entre eles encontram-se: produtores, consumidores primários, secundários e consumidores terciários
 
No quadro abaixo, assinale a opção que classifica corretamente os componentes do ecossistema:

      Produtores

 
Consumidores primários
Consumidores secundários
Consumidores terciário
A)       1 e 5
2 e 8
3 e 4
6 e 7
B)       3 e 5
4 e 6
1 e 8
2 e 7
C)       4 e 5
1 e 6
3 e 7
2 e 8
D)       1 e 3
2 e 7
6 e 8
4 e 5
E)        1 e 5
4 e 6
3 e 7
2 e 8
 RESPOSTA: Letra E. Os produtores 1 e 5, pois representam as plantas e aprendemos que elas produzem seu próprio alimento, lembraram? As plantas produzem açucares e, a partir deles, outras substâncias que formam o corpo de todos os seres vivos. Portanto, ao comer uma planta, um animal ingere uma série de substâncias que ela produziu, por isso são conhecidas dentro de uma cadeia como produtores! Mas lembrem-se das algas, que no ambiente aquático são os principais produtores. O 5 e o 6 se alimentam dos produtores, são seres herbívoros, por isso são considerados consumidores primários. O 3 e o 7 se alimentam dos consumidores primários, então são conhecidos como consumidores secundários. E o 2 e o 8 são os consumidores terciários, por se alimentarem dos consumidores secundários. Observem as setas, embora não tenhamos uma cadeia como estamos habituados a ver, mas é uma questão de lógica analisarmos a cadeia e vermos quem se alimenta de quem. E os decompositores? Mesmo não estando presentes visualmente nesta cadeia sabemos que eles existem, os fungos e as bactérias são os principais decompositores da matéria viva. E vocês já pensaram o que seria de nós sem os decompositores? Cadáveres e lixo iriam se acumular e as plantas ficariam sem diversos minerais necessários para sua sobrevivência. Conseqüentemente sem plantas, os animais também não teriam alimento.

  2ª QUESTÃO (VALE 1,0)
As folhas das árvores do mangue vermelho alimentam o caranguejo-uçá. Por sua vez, ele é consumido pela população da Cidade de Tutoia, Maranhão. É correto afirmar que os seres vivos citados acima representam, respectivamente, numa cadeia alimentar:
a)       produtor, consumidor e decompositor.
b)       produtor, consumidor primário e decompositor.
c)       produtor, consumidor primário e consumidor secundário.
d)       consumidor primário, consumidor secundário e decompositor.
e)       consumidor primário, consumidor secundário e consumidor terciário.
 RESPOSTA: Letra C. É o mesmo raciocínio da questão anterior, mas um pouquinho mais fácil. 

A maioria dos caranguejos são onívoros, isto é, alimentam-se de vegetais, animais e matéria orgânica em decomposição, algumas espécies como por exemplo o Ucides cordatus alimentam-se provavelmente de fungos que crescem nas folhas de mangue, após elas serem transportadas para o interior das tocas. Temos aí o produtor, mangue vermelho que alimenta o consumidor primário, o caranguejo e consumidor secundário a população da cidade de Tutoia. 

(   ) Formado por seres vivos e componentes não-vivos, somados a todas as relações entre esses elementos; 
(   ) Conjunto de seres vivos de espécies diferentes que vivem num determinada espaço, mantendo relacionamento;
(   ) Conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem em determinado espaço;
 RESPOSTA: 3, 1, 2.  Ainda destaquei alguns termos importantes para vocês lembrarem! Quando falo de seres vivos e componentes não-vivos incluindo as interações que ocorrem entre eles, temos um Ecossistema, por exemplo: O manguezal de Tutóia, a praia de Tutóia, até uma laranja pode ser considerado o ecossistema. Não esqueça! Dentro de um manguezal temos, por exemplo, inúmeros caranguejos (população), várias garças (população), vários macacos-prego (população), inúmeras árvores de mangues (população) em cada grupo desses tenho uma população, ou seja, seres vivos da mesma espécie que vivem em determinado espaço. Todas essas populações formam uma comunidades, seres vivos de espécies diferentes que vivem num determinado ambiente e se relacionam entre si.
  4ª QUESTÃO (VALE 1,0)
 Em um aquário marinho, foram colocados seis peixes, oito anêmonas e dois caranguejos. Observe que temos espécies diferentes, sendo assim esses 16 organismos constituem:
a) comunidade        b) população         c) ecossistema         d) um habitat  
 RESPOSTA: Letra A. Sobre comunidade leia o comentário da questão anterior.
  5ª  QUESTÃO (VALE 1,0)
O Zé pescador da Ilha de Itaparica, BA, tem ensinado às pessoas não pisar ou tocar nos corais, evitar o uso de bronzeadores em águas rasas e recolher o lixo das praias. Dessa maneira, ele ajuda a preservar:
a)    a flora     b) a comunidade    c) a população    d) o ecossistema   e) o nicho ecológico
 RESPOSTA: Letra D.  Corais (seres vivos), água e bronzeadores (componentes não-vivos). Temos seres vivos e fatores não-vivos! Vocês viram que todos os seres vivos e a parte não-viva de um ambiente (água, minerais do solo, gases dissolvidos, luz, etc.), somados a todas as relações entre esses elementos, formam um ecossistema.
  6ª QUESTÃO (VALE 1,0)
Uma certa espécie de anfíbio consegue sobreviver em locais entre 18°C e 30°C de temperatura ambiente (1). A temperatura média variando entre 20°C e 30°C presente em algumas matas litorâneas do Sudeste brasileiro torna o ambiente ideal para essa espécie viver (2). Esse anfíbio alimenta-se de pequenos invertebrados, principalmente insetos, que se reproduzem nas pequenas lagoas e poças d’água abundantes no interior dessas matas (3). No texto, as informações 1, 2 e 3, referentes a essa espécie, relacionam-se, respectivamente, a:
a) hábitat, hábitat, nicho ecológico.
b) hábitat, nicho ecológico, nicho ecológico.
c) hábitat, nicho ecológico, hábitat.
d) nicho ecológico, hábitat, hábitat.
e) nicho ecológico, hábitat, nicho ecológico
 RESPOSTA: Letra A. Habitat é local, o lugar, o ambiente em que uma espécie vive. Agora quando falamos em nicho ecológico nos referimos ao conjunto de condições em que ele vive e se reproduz. 
 QUESTÃO 7 (Vale 0,5) 
O ministério da Saúde distribuiu um cartaz onde aparece um sapo e uma frase a ele atribuída: “Na luta contra a dengue,  você faz a sua parte que eu faço a minha”. A parte atribuída ao sapo baseia-se na relação ecológica existente entre os sapos e os mosquitos transmissores da dengue, que é um caso de:
   a) parasitismo     b) predação        c) mutualismo
     d) competição     e) comensalismo
    RESPOSTA: Letra B. O sapo de alimenta do mosquito então temos predação ou predatismo.
 QUESTÃO 8 (vale 1,0)
Considere o seguinte relato: “o pássaro –palito penetra na boca aberta do crocodilo removendo os restos de alimento e      parasitas encontradas entre seus dentes. Assim o pássaro obtém seu alimento e livra o crocodilo de seus parasitas.”  Esse caso é um exemplo de:
  a)  Comensalismo   b) Mutualismo   c) Predatismo     d) Comensalismo
    RESPOSTA: Letra B. Nesse caso os dois se beneficiam, mas podemos perceber que um não depende do outro para 
    sobreviver, sendo assim poderíamos classificar como mutualismo facultativo ou protocooperação.
   QUESTÃO 9 (Vale 1,0)
  Em um ecossistema terrestre encontramos entre outras populações de gramíneas, ratos e cobras. As gramíneas fazem      fotossíntese, os ratos se alimentam de gramíneas e as cobras se alimentam de ratos. Sobre essa comunidade podemos dizer corretamente que:
a)   A única população produtora é a das gramíneas
b) Os ratos são consumidores primários, enquanto as cobras são consumidores secundários
c) as cobras, por se alimentarem de ratos, os quais se alimentam de gramíneas, são consumidores terciários
d) Os ratos, por se alimentarem de gramíneas, são consumidores secundários
e) Os ratos e as cobras são consumidores primários nessa cadeia
 RESPOSTA: Letras A, B.
QUESTÃO 10. (Vale 0,5)
 Alguns animais conseguem restos de comida de outros seres sem lhes dar qualquer coisa em troca, mas sem prejudicá-los: É o caso da rêmora e do tubarão. A rêmora se prende por uma ventosa que tem na cabeça, ao corpo do tubarão e come os restos de seus alimentos. Nesse caso um organismo se beneficia (rêmora) sem  causar beneficio para o outro  (Tubarão). Essa relação é de:
a)       Predação     b) Competição    c) Comensalismo   d) Parasitismo
Agora responda:
a)       Quem é beneficiado e quem é prejudicado nessa relação?
 RESPOSTA: Letra C. Apenas um ser é beneficiado, a rêmora, no entanto vale ressaltar que o tubarão em nada é prejudicado, mas também não é beneficiado, por isso temos COMENSALISMO.
  QUESTÃO 11 (VALE 0,5)
 Miguel contou a sua mãe que estava com muita coceira em um dos dedos de seu pé. Sua mãe observou o pé do filho e percebeu uma lesão causada por um bicho-de-pé. Qual é o nome da relação entre o bicho-de-pé e Miguel?_________________________. Nessa relação, qual dos organismos é prejudicado e qual é beneficiado?_______________________________
 RESPOSTA: Parasitismo, o piolho é considerado o parasita e Miguel o hospedeiro. Quem se beneficia é claro o piolho, e Miguel será o prejudicado.
  QUESTÃO 12. (VALE 0,5)
 Dos tipos de relações ecológicas seguintes, o único que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie, como entre as abelhas, as formigas e os cupins é a:
 a) Competição     b) mutualismo     c) herbivoria
 d) sociedade        e) parasitismo
 RESPOSTA: Letra D. A sociedade constitui uma relação entre indivíduos da mesma espécie na qual os organismos cooperam entre si e todos se beneficiam.


 E essa foi nossa provinha do mês de fevereiro e a prof. aqui ficou muito satisfeita com os resultados. 


E quem tirou 10? 

Petrúcio, Glenda, José Ribamar e João Neto.

PARABÉNS!

Prof. Clicia Ramos Bittencourt