sábado, 20 de agosto de 2011

Revisão: Solubilidade da água



Olá turminha do 6º ano!

Estarei postando durante essa semana resumos e exercícios, revisando os conteúdos de Ciências deste mês. Bom, então começamos o semestre falando um pouco sobre algumas propriedades da água, lembram?
A primeira delas foi a Solubilidade da água!
Dizemos que a água é um solvente universal, mas por que será?
Isso é simples, pois ela é capaz de dissolver um número enorme de substâncias, e é essa capacidade da água que chamamos de solubilidade. A água é um solvente, pois apresenta a propriedade de dissolver algumas substâncias. Os materiais dissolvidos no solvente são os solutos. E o resultado final da mistura é chamada de solução.
E qual é a importância da solubilidade da água?
Graças a essa propriedade, os sais minerais e outros nutrientes do solo se dissolvem. Depois de dissolvidos, podem ser aproveitados pelas plantas, que os absorvem com a água do solo através de suas raízes; A solubilidade da água também é importante na fabricação de medicamentos, já que eles são produzidos através da dissolução de determinadas substâncias com água. Além disso, a solubilidade da água permite o transporte de várias substâncias dentro de nosso corpo, vitaminas, glicose, sais minerais etc.
Eis então algumas questões para vocês responderem sobre: Solubilidade.

Se você for capaz de responder essas questões, está indo no caminho certo!

1.  Explique por que a água é chamada de solvente universal.

2. Por que a propriedade da água de dissolver substâncias é importante para sobrevivência dos peixes e demais seres aquáticos?


O IEMMa acredita no seu potencial!
Bons estudos!

Clicia Ramos Bittencourt