terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aula prática de Ciências: Ar e seus componentes


O ar ocupa espaço?

Para responder a esse questionamento nossos alunos fizeram as seguintes experiências durante nossa aula prática de Ciências:

1ª experiência

Prendemos  um lenço de papel no fundo de um copo seco e...






...em seguida mergulhamos verticalmente o copo de boca para baixo num recipiente com água.






Esta experiência demonstra que havia ar entre o lenço de papel e a água. Por isso o papel permaneceu seco.
O que aprendemos?
Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar, ao mesmo tempo. Os dois corpos aqui descritos são o ar e a água: a presença do ar entre a água e o lenço não permitiu que a água tocasse o papel.

2º experiência

Prendemos um balão vazio no bico de um funil e ...




...em seguida mergulhamos verticalmente o funil de boca para baixo em um recipiente com água.





O que aconteceu?
O ar que estava entre o funil e a água entra na bexiga.
Por que o balão ficou um pouco cheio?
Dentro do pequeno funil havia certa quantidade de ar, que foi empurrado pela água para dentro do balão. Se o funil usado na experiência fosse maior, existiria mais ar dentro dele e, portanto o balão teria ficado mais cheio.

Vocês viram que essas duas experiências mostram que o copo e o funil, apesar de parecerem vazios, na verdade estavam cheios. Podemos afirmar que o ar ocupa lugar no espaço. Portanto o ar tem massa. Tendo massa, o ar é matéria.


“SEM OXIGÊNIO, NÃO HÁ FOGO!”

De todos os gases presentes no ar, o de maior importância para a respiração é o oxigênio, pois quase todos os seres dependem dele para viver. Outra importância do oxigênio é que sem ele não há fogo. Para entender melhor nossos alunos fizeram a seguinte prática:
Acendemos uma vela e a cobrimos com um copo...





                                                              Chrisana explicando...

Quando cobrimos a vela, a chama de apaga. Esta experiência nos mostra que sem oxigênio não ocorre combustão. Como há um redoma (copo) sobre a vela,  o oxigênio do ar não se renova. Ao contrário, o oxigênio dentro do copo se combina com o material combustível da vela, daí resultando gás carbônico. O gás carbônico não alimenta o fogo: a chama da vela se apaga rapidamente na ausência do oxigênio e na presença do gás carbônico.

E com outra experiência mostramos novamente  que o oxigênio “alimenta o fogo” e sem ele não existiria combustão.
Colocamos uma colher bem cheia de bicarbonato de sódio em meio copo de água. Acrescentamos uma mistura de meia xícara (de chá) de vinagre e água; formaram-se bolhas dentro do copo.





                  Depois acendemos um fósforo e colocamos dentro do copo e, então a chama se apagou.






                                                             O que aconteceu?

Vimos que ocorre uma reação entre o bicarbonato de sódio e o ácido acético, produzindo gás carbônico.
Se tivéssemos produzido oxigênio a chama continuaria acessa. No entanto o gás produzido foi o gás carbônico, por isso a chama se apagou.



Essa foi um pequeno resumo da nossa aula prática, aproveitem para revisar!

Um abraço da Prof.,

Clicia Ramos Bittencourt

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