sábado, 31 de março de 2012

XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica



ATIVIDADE PRÁTICA 1 – NOTURNA

Objetivo: Localizar: 1) Constelação de Órion, 2) as “Três Marias”, 3) Rigel, 4) Betelgeuse, 5) Aldebaran, 6) Vênus, 7) Canopus e 8) Sirius.

As constelações são agrupamentos aparentes de estrelas. Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação. As constelações nos ajudam a separar o céu em porções menores. Uma constelação fácil de enxergar é Órion,  mostrada na figura abaixo.



                      CONSTELAÇÃO DE ÓRION
 Podemos observar que essa constelação tem a forma de um trapézio formado por quatro estrelas mais brilhantes: Betelgeuse, Rigel, Bellatrix, Saiph e é fácil de ser enxergada pois dentre as estrelas que a compõem destacamos as Três Marias com os seguintes nomes: Mintaka, Alnilam e Alnitak, essas estrelas se localizam no centro da constelação de Órion.  Assim para identificar a Constelação de Órion devemos localizar inicialmente três estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas, as Três Marias.   


Vista do Céu  (identifique a constelação de Órion)
Para observar Aldebaran, Vênus, Canopus e Sirius siga uma reta imaginária que passa sobre as Três Marias e ela passará por uma lado sobre Sirius e do outro sobre Aldebaram e Vênus. 
Vamos tentar observar a partir de hoje? (Se não chover é claro). 

LEMBRETE: Na segunda-feira (02/04/) apartir das 19h00min estaremos na escola para realizarmos essa prática juntos. Mas podem começar a observação, na segunda vou querer saber se alguém conseguiu ver, ok?


Clicia Ramos Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário