terça-feira, 11 de setembro de 2012

O segredo dos Medalhistas!


Ao receber o resultado da Olimpíada Brasileira de astronomia e Astronáutica, além da emoção que tomou conta da família IEMMa, rapidamente me veio a cabeça a trajetória de cada um dos alunos que participaram, que estiveram na disputa. Para quem não sabe o IEMMa teve um planejamento para essa preparação, aulas aos sábados, e 34 alunos aceitaram esse desafio.
Lembro-me bem que quando divulgamos a Olimpíada, tiveram aqueles empolgados, os desconfiados e os que logo disseram: Aulas dia de sábado? Ouvi muitas desculpas o não posso vir, foi o que mais escutei. Mas tiveram aqueles que logo disseram: Que horas que começa? Quando começaremos? Aqueles que arregalaram os olhos preocupados, pois não podiam vir por causa de compromissos religiosos, mas queriam vir! E logo deram seu jeito para poder participar. Durante essa preparação ouvi e vi de tudo um pouco.
Aluno que vinha à tarde com moedinhas para xerocar livros da nossa biblioteca, que corriam do seu culto para chegar a tempo para assistir as aulas extras (João Neto 6º ano).


Aluno experiente, que atentava as aulas, compreendia, questionava e que também esteve conosco todos os sábados (João Vítor 8º ano). 


Tivemos também a mais questionadora, que com seu caderninho de anotações, sentava bem na frente com os olhos arregalados, tudo questionou, e podia perguntar que tudo estava na ponta da língua (Káren 8º ano).
Pois é, pela disciplina, compromisso, atenção, participação, vontade, vocês trilharam um caminho de ouro, foram ouro nas olimpíadas.
Como esquecer dos muitos bloquinhos de anotações, da pasta destinada aos conteúdos de Astronomia, das apostilas, dos desenhos e esquema da aluna que não poderia vir aos sábados, mas nem por isso desistiu, eu vou fazer, e fez, Dione (8º ano)  você é uma vitoriosa, você é prata!



 Tivemos também os olhares atentos de Morgana e Jéssyca que deram o seu jeitinho e aos poucos foram assimilando, durante esse período se expressavam com os olhos, estudaram, se esforçaram e conseguiram: Morgana e Jéssica vocês são prata!
                                      


 Petrúcio, é referência de estudante, de como ser um excepcional estudante, essa é mais uma de muitas vitoriosas que você já tem e que ainda tem por vir, como dizem por aí, você é a prata da Casa!

 E como esquecer da pequena notável do 7º ano, não deixou de vir às aulas com seu olhar atento e questionador, que conhecemos bem, Thayane nossa aluna de Bronze!



Levi, Gabriel, Emanuel Lopes sãos os nossos garotos de prata, também não perderam um sábado, tentaram até o fim, apesar de não estarem muito crentes, tiveram muito incentivo. Mas isso é para mostrar que vocês são capazes, basta se esforçar!


E nosso pequeno que deu show com seu foguete, Marcos Antônio (2º ano )  seu foquete foi longe, atravessou o Brasil e foi buscar uma medalha de prata!


E que bela trajetória! Foram 12 medalhas numa competição a nível nacional e pensando bem, foram conseguidas com muita disciplina, esforço, dedicação e muita estudo. Esse foi o segredo! Para quem não conseguiu fica a dica, ninguém consegue nada na vida de graça!
Parabéns a todos os alunos! E não podemos esquecer dos profissionais do IEMMA, essa conquista é nossa! É fruto de um trabalho que se iniciou há três anos! Lembrem-se que para realizar uma prova desse nível os alunos usaram diferentes aptidões adquiridas a partir de orientações diárias de profissionais competentes!




          Clicia Ramos Bittencourt





Um comentário:

  1. Boa noite, professoras Clícia e Giselle.
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-las pelo trabalho de grande importância que desenvolvem através deste blog.
    Me chamo Rosana Pinho e sou bióloga formada pela UFMA. Trabalhei durante um ano em Tutoia durante a minha monografia e anualmente visito esta cidade que adoro.
    Tenho o interesse na realização de um evento na área ambiental aí em Tutoia, mas nunca conheci profissionais que atuam nesta área na região. Caso tenham interesse na organização do mesmo, por favor, entrem em contato através do e-mail: eventosdebiologia@yahoo.com.br

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir